10 Maneiras de Passar Mais Tempo com a Família
As relações familiares são mais importantes do que qualquer outro sucesso na vida. Nenhuma outra organização poderá oferecer tanto crescimento, experiências e satisfação pessoal do que criar uma família. Ao lembrar da infância dos filhos, dos momentos vividos, são poucas as pessoas que diriam que deveriam ter passado mais tempo no escritório ao invés de ter perdido tempo com sua família. Os membros da família, principalmente os pais, por serem os maiores exemplos e os responsáveis por seus filhos, precisam esforçar-se para ficarem mais tempo juntos, de modo a estabelecerem e manterem um relacionamento de proximidade uns com os outros e desenvolverem a união familiar.
Pais, se querem criar bons filhos, comecem por demonstrar amor e respeito pelo seu cônjuge e os seus filhos aprenderão pelo exemplo dentro de casa e desejarão ter o mesmo nível de relacionamento quando se casarem.
Mas não será possível passar mais tempo juntos a menos que os pais empreguem cuidadosos esforços a fim de planejar as atividades familiares. As famílias que quiserem passar mais tempo juntas podem aprender a encontrar tempo para isso.
Listaremos 10 maneiras de como organizar melhor o seu tempo para que possam passar mais tempo uns com os outros. O casal podem escolher a sugestão que melhor se aplicar às suas circunstâncias.
1 - PRIORIZAR O SEU TEMPO
Para que seja possível passar mais tempo com a família, os membros da família precisam avaliar de que forma despendem seu tempo. Pais e filhos podem priorizar suas atividades para determinar a forma de passar mais tempo juntos.
Reserve alguns minutos para examinar o seu horário e elaborar uma lista de suas atividades semanais regulares. Em seguida, determine o tempo que você despende em cada uma dessas atividades. Quanto tempo você tem passado com a sua família? Você tem passado tempo com a família tanto quanto gostaria? São perguntas simples com respostas bem simples, apenas seja sincero ao responde-las e se empenhe em organizar as atividades.
Se você não estiver passando tempo suficiente com a sua família, examine a sua lista e verifique em que atividades você tem despendido mais tempo. Determine maneiras de reduzir o tempo gasto nessas atividades para que reste mais tempo para passar com a sua família. Qual é mais importante, sentir o orgulho de seu conjugue e filhos por ser um excelente pai ou mãe ou sentir o desprezo deles por que você nunca tem tempo para eles? Essa pergunta geralmente é bem fácil de ser respondida.
2 - RESERVE UMA NOITE POR SEMANA PARA A REALIZAÇÃO DA NOITE FAMILIAR
Em muitos lares, as exigências do dia-a-dia geralmente ocupam o tempo dedicado às necessidades familiares de longo prazo. Como consequência, as atividades não são coordenadas, e as decisões são tomadas irrefletidamente. Assim como a construção de uma casa exige planejamento e esforços, o estabelecimento de uma família forte também exige planejamento e esforços. As famílias precisam reservar tempo com o objetivo de elaborarem seus planos e tomarem decisões conjuntas.
Estabeleça uma noite por semana para a família e denomine-a noite familiar. Utilize esse tempo para ensinar valores importantes, discutir assuntos do interesse da família ou de importância para ela e planejar atividades individuais e familiares. Evite distrações e programas de televisão nesse horário.
Conte histórias edificantes ou discuta assuntos de interesse da família ou de importância para ela. Inclua exemplos interessantes, jogos de diversão e outras atividades que ajudem a estabelecer a unidade familiar.
Podem ter a certeza de que, quando os filhos estiverem maiores, eles serão eternamente gratos à seus pais por terem dado maior prioridade para eles do que para qualquer outra coisa. Como recompensa, eles se tornarão filhos excelentes, dignos de muito orgulho. Quais pais não querem ter filhos assim? Saibam que, os filhos se tornam o que os pais querem que eles sejam, portanto, mãos à obra e comece agora a decidir que tipo de filho vocês querem ter.
3 - FAÇA PELO MENOS UMA REFEIÇÃO POR DIA COM A FAMÍLIA
No mundo agitado em que vivemos, é difícil reunir a família no horário das refeições, especialmente quando muitos comem fora ou em frente à televisão. Entretanto, o horário das refeições pode ser uma das melhores oportunidades para os membros da família comunicarem-se.
Adquira o hábito de fazer pelo menos uma refeição com a família.
Aproveite esse tempo para conversar, compartilhar experiências e trocar ideias. Seguem algumas sugestões para tornar as refeições interessantes e agradáveis.
Ajude seus filhos a desenvolver habilidades culinárias pedindo-lhes que auxiliem no planejamento e na preparação de refeições.
Convide os avós, amigos e outros membros da família para jantar. Não precisa ser sempre, mas é bom que isso se torne um hábito constante, pois seus filhos irão aprender a importância de nutrir os laços familiares. Isso se tornará um grande diferencial na criação do perfil que eles irão ter quando se tornarem adultos.
Em ocasiões especiais, leve a família a um restaurante. Dependendo do tamanho da família, isso pode se tornar um verdadeiro obstáculo, porém, se esforcem para realizares atividades fora de casa e que incluam toda a família. Nem sempre é necessário ir à um restaurante caro, muitas vezes, uma pizzaria resolverá o problema e ainda proporcionará momentos maravilhosos, afinal de contas, pizza deixa qualquer pessoa feliz.
4 - PROGRAME-SE PARA SAIR COM A FAMÍLIA
Quando se pergunta às crianças: “O que deixa uma família feliz?”, elas geralmente respondem: “Fazer coisas juntos!” Isso parece ser tão óbvio que não prestamos a devida atenção, mas as atividades conjuntas fortalecem e unem as famílias. As famílias fortes aprendem a planejar com cuidado para que as pressões externas não roubem o tempo reservado à família.
Os passeios com a família podem ser simples ou sofisticados, dependendo do que a família escolher. O importante não é aonde a família vai, mas simplesmente o fato de estar reunida.
Veja a lista abaixo e preste atenção nas atividades que podem ser do interesse de sua família:
Atividades musicais: assistir a recitais musicais dos filhos ou a apresentações musicais locais.
Atividades ao ar livre: participar de caminhadas e acampamentos, observar pássaros, cuidar do jardim ou da horta.
Atividades culturais: ir ao teatro, cinema, ópera ou outros espetáculos.
Atividades sociais: sair para tomar sorvete, fazer um piquenique ou reunir-se com a família e os amigos.
Atividades domésticas: limpar e manter a casa e o jardim, preparar refeições, pintar um quarto, plantar uma árvore.
Atividades educativas: visitar locais históricos, museus, zoológicos e bibliotecas.
Após considerar essas possibilidades, pense a respeito das seguintes perguntas:
Que tipos de atividades interessam à minha família?
Que atividades minha família gostaria de realizar em casa?
Que atividades desenvolveriam a unidade e o amor familiar?
De que maneira a minha família poderia divertir-se sem gastar muito dinheiro?
Envolva a sua família no planejamento das próximas férias. Se seus filhos ajudarem a decidir aonde ir e o que fazer, é muito provável que o tempo que passarem juntos incluirá atividades do interesse de todos.
5 - PROCURE OPORTUNIDADES DE PASSAR TEMPO COM CADA UM DE SEUS FILHOS
O relacionamento sólido entre pais e filhos ajuda as crianças a sentirem-se valorizadas e confiantes. Os pais podem fortalecer esses relacionamentos passando tempo com cada um dos filhos individualmente.
Se você e seu filho tiverem interesses comuns, participem juntos de atividades que estejam relacionadas a esses interesses. Isso fará seu filho sentir-se aceito e integrado.
Faça da hora de ir dormir um momento especial para a sua família. Conte histórias ou cante para cada um dos filhos antes de irem dormir. Dependendo da disposição dos seus filhos, isso pode se tornar um grande desafio, mas será bem gratificante.
Marque regularmente um horário para passar com cada um de seus filhos. Algumas das oportunidades mais valiosas que os pais têm de ensinar ocorrem quando passam tempo com cada filho individualmente. Em ocasiões como essa, os filhos podem expressar abertamente seus sentimentos e fazer perguntas sem medo do que os demais membros da família possam pensar. Essa é também uma boa oportunidade para os pais expressarem seus sentimentos e ensinarem valores familiares.
6 - DESLIGUE A TELEVISÃO EM OUTROS APARELHOS
Vários estudos revelam que pais e filhos não passam tempo suficiente juntos em atividades que fortaleçam o seu relacionamento. Na verdade, um estudo recente mostrou que os pais passam cerca de três horas por dia assistindo à televisão com seus filhos e menos de 30 minutos com eles em outras atividades.
A televisão rouba dos membros da família um tempo precioso em que poderiam estar juntos, e isso pode também impedir que se comuniquem de modo mais efetivo.
Use o bom senso e estabeleça regras familiares que eliminem o desperdício de tempo em frente à televisão, no computador ou no celular. Aproveite a noite familiar para planejar os programas a que a família assistirá, na televisão e o tempo gasto no computador e no celular, na semana seguinte de maneira a controlar e limitar a quantidade de tempo despendida em atividades que não contribuirão positivamente para a união familiar.
Utilize o tempo que normalmente seria despendido assistindo à televisão para participar de atividades familiares. Vale lembrar que nos dias atuais a maioria dos trabalhos escolares estão disponíveis na internet, então organize uma forma que seus filhos possam acessá-la de modo que não venha prejudica-lo nos estudos por perderem tempo demais em coisas irrelevantes.
7 - AJUDE SEUS FILHOS COM AS LIÇÕES DE CASA
O acúmulo de lições de casa pode fazer com que os filhos em idade escolar se sintam sobrecarregados. Os pais que reservam tempo para estudar com seus filhos ajudam a diminuir as frustrações e a aliviar as pressões relacionadas às tarefas escolares. Sem contar que, isso estabelecerá um laço de confiança em vocês e sempre que eles estiverem com problemas, seja de qual for a natureza, eles saberão que terão vocês em quem confiar.
Quando os pais estudam com os filhos, estes aprendem a respeitar e a confiar em seus pais. Os pais envolvem-se na educação dos filhos e têm a oportunidade de ensinar-lhes princípios importantes.
Pergunte regularmente aos filhos a respeito das tarefas dadas pelos professores. Ofereça sua ajuda na realização dessas tarefas e reserve tempo para auxiliá-los.
Ajude os filhos a planejar seu horário para realizar trabalhos escolares e tarefas que exijam mais tempo. Uma dica interessante é pedir aos filhos mais velhos que possam ajudar os mais novos, pois eles também tem que confiarem um nos outros. Isso fará com que o amor entre eles também aumentem gerando uma união mais forte.
8 - ESCOLHA UM HOBBY PARA A FAMÍLIA
Para passarem mais tempo juntas, muitas famílias escolhem um hobby. Os membros de algumas famílias tocam instrumentos ou fazem artesanato juntos; outros pescam ou jogam tênis, alguns vão ao cinema juntos ou ao parque. Um passatempo comum ajuda os membros da família a comunicarem-se e estabelecerem a unidade no lar.
Com a ajuda da família, escolha um hobby de que todos possam participar e gostar. Dedique regularmente tempo para realizarem juntos essa atividade.
9 - REALIZAR JUNTOS TAREFAS DOMÉSTICAS
Muitas famílias dividem as tarefas domésticas entre pais e filhos e cada um fica responsável por fazer individualmente a sua parte. As famílias podem passar mais tempo reunidas ao trabalharem juntas na realização de tarefas domésticas.
A realização conjunta de tarefas domésticas promove nos membros da família um sentimento maior de responsabilidade e união familiar e também permite que as tarefas sejam realizadas mais rapidamente.
Após o jantar, convide todos para ajudar a lavar a louça e a fazer a limpeza. Enquanto trabalham, fale a respeito de como foi o seu dia e pergunte aos filhos a respeito de suas realizações e dificuldades.
Descubra outras atividades para a família fazer em conjunto e convide todos para participar. Peça aos filhos que trabalhem juntos para que aprendam a cooperar.
10 - PARTICIPE DAS ATIVIDADES DE SEUS FILHOS
As aulas de piano, os treinos e jogos da equipe, as lições de casa e as atividades escolares mantêm os filhos tão ocupados quanto seus pais. Os pais podem passar mais tempo com os filhos ao participarem dessas atividades sempre que possível. Isso demonstra às crianças o interesse dos pais pelo que elas fazem. Além do mais, vocês que os colocaram no mundo, portanto é obrigação dos pais cuidarem dos interesses dos filhos.
Para demonstrar apoio aos filhos, seja o treinador de sua equipe esportiva ou esteja à frente de atividades de algum clube de que façam parte ou simplesmente demonstre interesse pelo que ele estiver fazendo. Isso o ajudará a estabelecer um compromisso semanal com seus filhos.
Sempre que possível, demonstre seu apoio assistindo a eventos esportivos ou a atividades do clube de que participam.
Passar tempo com a família é uma necessidade e não um luxo. As famílias que reavaliam suas prioridades e encontram tempo para estarem juntas descobrem que todos os membros da família são fortalecidos, e que a família toda se torna mais feliz, confiante e unida.
Nada que o mundo possa oferecer será de maior importância do que construir uma família. As dádivas recebidas por ter uma esposa (ou esposo) amável, compreensiva e generosa ou filhos amorosos e gentis são coisas que não podem ser comprados por nada e comparados à nada. A maior riqueza de um homem encontra-se dentro dos laços familiares. Infelizmente, poucos são os que encontram tal riqueza.
Extraído do livro: 10 Maneiras de Passar Mais Tempo com a Família