top of page

8 passos para acabar com a rotina antes que ela acabe com seu relacionamento


E então você conhece aquela pessoa e de repente tudo muda em sua vida. Você começa a fazer planejamento atrás de planejamento porque quer passar o maior tempo possível ao lado daquela pessoa amada que simplesmente você não consegue mais ficar sem ela. Pois é, saiba que isso não acontece somente com você, o início de um relacionamento é uma das etapas mais prazerosas da vida a dois e todos nós já passamos por isso, ou estamos passando ou ainda iremos passar, de novo, de novo e de novo, sempre que um relacionamento é iniciado.


Conhecer mais e mais a outra pessoa e curtir cada segundo juntos é simplesmente uma maravilha. Mas, assim que passa a fase das descobertas, onde você já conhece todos os segredos da outra pessoa e já “quase” não tem mais novidades, neste ponto, a maioria dos casais esquece até de dar um simples beijo de boa noite. Sim, é verdade, pode acreditar. E algo tão simplesmente poderia evitar diversos problemas. Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo impresso Daily Mail, do Reino Unido. Onde um estudo realizado apontou que 80% dos casais vão para a cama à noite sem esse expressarem esse simples gesto de carinho. Tal atitude fará diminuir a intimidade “sagrada” entre o casal, e uma vez que a intimidade é afetada, então logo em seguida surgirá os demais problemas como a falta de compreensão, de cumplicidade, falta de carinho, devoção e tantas outras. Com o tempo, o afastamento torna-se inevitável culminando no destruidor de famílias, o divórcio.


O objetivo deste artigo é mostrar que não dá para deixar o carinho e o afeto em segundo plano. Tais atributos, quando expressados, é o combustível necessário para manter a chama de seu relacionamento sempre acesso, não importa se já estão juntos há vários anos. Então, antes que o seu relacionamento se torne chato e rotineiro e por fim acabe perdendo a graça, elaboramos alguns pontos importantes que poderão ser aplicados facilmente e instantaneamente em seu relacionamento que lhe ajudará a reacender a chama que está se extinguindo aos poucos e você nem estava percebendo.


1 – Planeje seus finais de semana.

Após uma semana inteira de trabalho você só pensa no tão sonhado descanso do fim de semana. Então você pensa em dormir até tarde, assistir um pouco de TV e voltar a dormir novamente na tentativa de recuperar as forças gastas durante a semana e renová-las para a nova semana que logo chegará.

Bom, é um pensamento louvável, pois afinal, todos precisamos de descanso, senão não aguentamos, no entanto, de vez em quando será interessante mudar sua rotina. Tire dois dias livres sem preocupação alguma, sem trabalho, se possível sem o stress da cidade, e melhor ainda, sem os filhos. Apenas vocês dois, pois a ideia aqui é fortalecer o relacionamento do casal e não da família inteira, isso pode ser abordado em algum outro artigo no futuro. Planeje um fim de semana bem romântico de tal forma que quebrará com a rotina. Isso permitirá ao casal que se passem algum tempo juntos (tempo de qualidade), conversando mais e dedicando-se um ao outro. Neste ponto, seria interessante conversarem sobre quando se conheceram, as gostas que tinham em comuns e tantas outras coisas que virão à mente de vocês. O importante aqui é conversar sobre coisas simples e não ficarem citando notícias do mundo inteiro como se fossem telejornais.



2 - Faça novas atividades em conjunto.

Após as primeiras semanas tentando mudar a velha rotina, logo isso se tornará um habito entre vocês. Chegará um momento em que vocês dois, juntos, conversarão sobre qual será a programação no fim da semana. Isso será ótimo!

Portanto, é importante organizar novas atividades, sempre. Se foram â praia nesse fim de semana, experimente no próximo irem ao cinema, ou em um baile com dança de salão (caso saibam dançar), passem o final de semana em algum clube ou algum hotel resort. Isso exigirá um pouco de criatividade de sua parte, mas logo pegará o jeito da coisa, o que importa mesmo é sair da rotina e tentar algo diferente.

Uma dica muito importante nesse item é saber quais são os seus limites para que não extrapolem e façam dívidas, e as dívidas por si só já é um grande mal nos relacionamentos. Uma vez ou outra tente algo um pouco mais caro, isso não é problema nenhum, mas existem também várias atividades para casais que não exigem tantos recursos ou quase nenhum, e sim apenas a companhia um do outro, como por exemplo: saírem para uma corrida ou caminhada, fazer natação, yoga, e muitas outras coisas. O que não pode fugir do foco do casal é que, a peça mais importante em tudo isso é a companhia um do outro. Tudo o mais são fatores externos para auxiliar na convivência do casal, portanto se não está funcionando, mude para outra coisa que vá funcionar.


3 - Comuniquem-se mais.

Você está lendo esse artigo porque pesquisou na internet sobre como acabar com a rotina negativa em seu relacionamento, no entanto, provavelmente em sua lista de pesquisas o Google listou muitos outros sites e se você observar em todos os sites que falam à respeito, a maioria deles tem uma dica em comum: A Comunicação.

Sim, essa danadinha aí é uma das peças mais importantes em um relacionamento, pois o mesmo exige diálogo constante entre o casal, caso não, cedo ou tarde ambos se tornarão pessoas estranhas um para o outro.

Quando um relacionamento não está tão bem, o primeiro passo a ser observado é a falta de comunicação entre os membros envolvidos. Neste ponto não importa quem seja o culpado, o importante é quem dará o primeiro passo para que a comunicação possa ser reestabelecida novamente, portanto, não espere o outro ter iniciativa.

Reserve mais tempo para que vocês possam se comunicarem. Pelo menos uma vez por semana durante o jantar em casa mesmo ou em um restaurante, se preferirem. Para quem ainda é namorado, para que o relacionamento atinja o próximo nível ou que resista por mais tempo, em momentos de distrações a dois em meio à tanta paixão e desejo ardente, desacelerem um pouco e conversem mais, pois chegará um momento do relacionamento em que irão querer algo mais que está além de beijos, amassos e sexo, você irão querer compreensão. Façam mais coisas a dois, ao invés de em grupo. Fale de si, dos dois, deixe a outra pessoa também falar, e ouça mais. Vocês precisam ser companheiros e não estranhos e criar mais momentos felizes juntos.


4 - Para quase tudo existe um limite, e trabalho é um deles.

Antigamente 24 horas era tempo o suficiente para você trabalhar, se divertir, descansar e ainda sobrava tempo. Nos dias atuais isso já não é algo tão simples assim. Facilmente deixamos o mundo nos envolver com sua eloquência e as várias opções para entretenimento e o trabalho é um deles. Na correria do dia-a-dia é possível não notarmos quando nos deixamos ser envolvidos e por fim, sugados pelo trabalho. Em um mundo perfeito, você chegaria em casa e teria todo o tempo disponível para cuidar da sua pessoa amada. Mas na realidade nem sempre é assim, e um dia você chega em casa e ver uma pessoa estranha sentada na sala conversando com sua filha e então você percebe que aquela pessoa é o namorado da sua filha e que os anos se passaram e você não percebeu o quanto ela cresceu, pois estava muito ocupado no trabalho e não tinha tempo para a família.

Claro, não estamos dizendo para abandonar o trabalho e ficar plantado o dia todo dentro de casa, mas é totalmente possível administrar melhor seu dia para que passe mais tempo com sua família. O momento que passa com sua família é um momento sagrado, não importa qual seja o sucesso que o mundo lhe ofereça, ele não compensará o fracasso que haverá em seu lar.

Dedique-se um pouco mais, chegue mais cedo em casa, deixe aquele projeto para outro colega de trabalho e tenha um excelente jantar em família e como prêmio, coloque seus filhos para dormir, este sim, criará laços eternos com seus filhos e mesmo quando eles estiverem na velhice ainda se recordarão de tais momentos com vocês. Isto, nada no mundo poderá comprar, nem mesmo a sua recheada conta bancária. Sua família precisa é de você!


5 – A forma como se tratam faz toda a diferença.

Um simples bom dia e perguntar seu dormiu bem ou um beijo de boa noite antes de caírem no sono são gestos simples mas com fortes resultados, pois são essas pequenas coisas que podem quase não ter grande impacto no dia-a-dia, mas fará muita diferença com o passar dos anos. Casais que praticam tais expressões tendem e se tornarem mais unidos e superarem as provações ao invés de se separarem quando elas surgem.

Tais expressões são coisas bem simples e fáceis de serem implantadas no dia-a-dia de qualquer casal. Portanto, se você não tem esse costume, então agora é uma boa hora para começar. Ao levantar, dê um bom dia à seu parceiro, ou parceira, e termine com um beijo suave, e aprecie o resto do dia, pois será bem mais interessante. Coisas assim ajudam a fazer a manutenção diária do relacionamento porque eles passam os atributos essenciais para que todo relacionamento dure a vida inteira: carinho e respeito.


6 – Nem tudo é questão de planejamento, de vez em quando deixe espaço para algo espontâneo.

Calma, não estamos entrando em conflito com o item 1 deste artigo, pelo contrário, iremos aprofundar um pouco mais sobre a questão planejamento.

Já devem ter visto a expressão: “Tudo em excesso na vida enjoa!”. Pois bem, a rotina constrói um relacionamento, ela dará ao casal momentos para serem lembrados, o que é bom, claro, planejar algo para todos os finais de semana pode fazer com que isso se torne uma rotina, então nesse caso, o planejar irá prejudicar mais do que ajudar. Traçar a rotina de todos os fins de semana, de todos os passeios, de tudo que vai se fazer a dois faz com que você sinta como se fossem todos os dias juntos iguais. E então algo que era pra ser divertido já não é mais tão divertido e às vezes aquela tão sonhada sonequinha no final de semana era a melhor ideia.

Você não precisa ir todos os domingos para a praia, ou todos os sábados fazer aquele velho churrasquinho e convida os amigos e, principalmente, não é preciso planejarem todos os feriados. Sempre que a oportunidade surgir, deixe espaço para a espontaneidade e dê liberdade para as coisas acontecerem naturalmente, assim as coisas serão mais prazerosas. É preciso estar atento para que a rotina não torne seu relacionamento mórbido, no entanto, também é necessário de muita cautela para não deixar que a falta da rotina que todo casal deve ter, desapareça por completo.


7 – O detalhe estão nas coisas simples.

Você se mata de trabalhar todos os dias para dar uma condição de vida melhor para sua esposa e seus filhos mas durante o processo você se esqueceu de apreciar o passeio. Isso é muito comum entre os casais, principalmente o lado masculino da equação. Homens, saibam que ter uma conta bancária recheada, um lindo carrão e uma mansão é algo maravilhoso, porém superficial, pois nada disso lhe trata felicidade algum se não tiver com quem desfrutar. Uma mulher de verdade irá preferir a sua companhia em um banquinho da praça onde poderão desfrutar do maravilhoso momento juntos do que qualquer outra coisa que lhe tire essa oportunidade. É sempre bom cuidarmos da manutenção de nossa família, isso é uma obrigação, porém, não passe a vida toda buscando felicidade onde ela jamais poderá ser encontrada.

Os pequenos gestos são coisas simples e fazem toda a diferença em um relacionamento. As melhores coisas da vida são as mais simples. Por isso, aprecie o lado simples da vida como: um simples jantar à luz de velas, algo tão simples e que dá bons resultados hoje em dia é raro ser encontrado; um presentinho espontâneo (principalmente quando é fora de datas comemorativas) sempre cairá bem, portanto quando estiver voltando do trabalho, passe em alguma floricultura e compre algumas flores (Eu falei uma floricultura e não no cemitério, não seja um mão de vaca) para sua esposa. O mesmo vale para a mulher, passe em alguma loja masculina e compre um presentinho para seu esposo. O que está em jogo aqui é demonstrar que você estava pensando nela, ou nele, durante o dia. Outras coisas simples como: uma boa massagem com óleo, uma mensagem romântica no celular, uma saída inesperada, uma sessão de filmes debaixo da coberta juntinhos. Enfim, invente, inove e faça coisas simples. Isso faz com que se sintam mais próximos e rompa com a rotina diária já tão mencionadas nos itens 1 e 6 deste artigo.


8 – O livre arbítrio.

Então você pensou que o livre arbítrio é algo somente entre você e Deus, não é mesmo? Calma, não iremos fazer o seu julgamento.

Bom, a resposta seria sim caso estivéssemos falando sobre pecados, mas não é esse o caso aqui. Na verdade, o pecado aqui é a rotina, seja com a falta dela ou com o excesso dela.

Indo direto ao ponto, é muito importante saber respeitar os desejos de seu parceiro. Talvez após ler todo esse artigo sua mente se encherá de ideias pra acabar com a rotina e você irá querer colocar tudo em prática o quanto antes, porém, lembre-se que não é só você que está preso na rotina, a outra pessoa também e talvez ela não queira mudar nada por enquanto. Nesse ponto, é necessário ter paciência e saber conduzir as coisas para que possa ter resultados positivos.

Sendo assim, algo importante é: Não decida tudo sozinho!

Primeiro não inicie a conversa dizendo que já planejou tudo sozinho e que já está tudo certo e que é só fazer as malas e correrem para o abraço. Isso talvez funcione em alguns casos mas é a minoria, pode acreditar. Uma das melhores coisas em um relacionamento é fazer planos juntos, então deixe a outra pessoa do relacionamento também escolher e , em muitos caso, dizer não também. Na tentativa voraz de sair da rotina, muitas vezes, começamos a programar e inventar uma série de atividades sem nem saber o que a outra pessoa pensa sobre isso. Isso pode sufocar.

Tentar surpreender e criar atividades para sair da rotina é bem diferente que impor. Portanto nunca se esqueça de perguntar à sua esposa, ou esposo, o que gostariam de fazer no próximo fim de semana ou no próximo feriado. Isso não se trata de estar pedindo permissão e sim de fazer planejamentos em conjuntos. Em muitas vezes passarão a semana inteira planejando algo e discutindo a melhor diversão e se darão conta que passar todo o fim de semana juntos foi a melhor ideia. Então, se você planejar tudo sozinho, é bem provável que não chegará nas melhores escolhas.


Ao decorrer deste artigo foi apresentado diversas dicas de como conduzir a rotina de sua vida conjugal para que ela seja uma aliada ao invés de sua inimiga. Todo o tempo que puder investir em seu relacionamento será bem-vindo, pois é impossível construir um relacionamento forte e duradouro sem se dedicar à ele.

Portanto priorize em sua vida o que é mais importante e reserve algum tempo organizando e se dedicando à sua esposa para que possam trilhar juntos o caminho da felicidade. Pois não existe nada no mundo que lhe dará maior felicidade do que os laços de um casamento.


Posts Recentes
Procure pelas Tags
bottom of page