top of page

"Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança..."


Muitas vezes as pessoas se deparam com casais que vivem muito felizes e ficam se perguntando: “Como eles conseguem lidar com tudo e ainda serem felizes? Em que mundo eles vivem? Eu acho que eles vivem apenas de aparência...”.


Tais pessoas, acabam, por inúmeras vezes, em pensar que o motivo de tanta felicidade é porque eles tem uma linda casa, um ou mais carrões na garagem, uma conta bancária cheia de dinheiro, viajam no mínimo 2 vezes por ano, seus filhos são educados e obedientes, enfim, e muitos outros fatores.


Talvez todos esses fatores ajudam a proporcionar mais felicidades ao casal assim como um bom conforto também, no entanto, o segredo para que eles sejam realmente felizes não estão em todos esses “bens materiais” que podem ser alcançados facilmente por qualquer pessoa após algum tempo de esforço e trabalho duro. O segredo está na convivência do casal e em como eles se tratam no dia-a-dia.


Se quer criar bons filhos e dar-lhes exemplos para se tornarem boas pessoas, eis um segredo, antes de mais nada, demonstre seu amor por eles demonstrando o quanto amam sua mãe, ou seu pai. Casais que tomam como prioridade o bem estar de seu cônjuge experimentarão um nível de amor e amizade que raramente outras pessoas, além do próprio casal, irá compreender e tanto a convivência um com o outro e com seus filhos se tornarão melhores. Mas isso não significa que eles vivem em outro mundo, e sim que ambos estão na mesma frequência, na mesma página do mesmo livro.


E você, consegue discernir se você e seu cônjuge estão na mesma frequência? Ou pelo menos no mesmo livro, por mais que estejam em páginas diferentes? Faça uma autoanalise, e honesta, e descobrirá muitas coisas.


O primeiro passo a ser dado é parar de pensar que a vida de casado do seu vizinho é melhor do que a sua porque ele possui isso ou aquilo. O principal fator para eles, o maior bem que eles possuem, é um ao outro. Isto, nenhuma conta bancária recheada de dinheiro poderá proporcionar. Talvez lhe proporcione alguns momentos de alegria e somente isso, pois felicidade de verdade, não é alcançada desta forma.


As pessoas que apenas observam a vida dos casais felizes, geralmente tem o costume de observarem apenas a superfície e se esquecem de analisar mais profundamente e descobrir o que realmente importa para aquele casal feliz. O título deste artigo menciona: "Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança..." fará mais sentido quando tais pessoas começarem a observar o que acontece nos bastidores do dia-a-dia de tais casais. Se uma pessoa não tem um relacionamento feliz e não faz nada para mudar isso, então é certo que a condição também não mudará. Não é possível obter resultados diferentes fazendo a mesma coisa todos os dias. E o que torna um casal feliz é quando os cônjuges, todos os dias, se dedicam nas coisas que mais importam um para o outro. Quase sempre essas coisas estão ligadas à altruísmo, dedicação, admiração e ideais em comum.


Abaixo, segue uma pequena lista de algumas coisas a serem feitas que poderão ajudar a tornar seu relacionamento mais feliz e harmonioso, no entanto, após ler o artigo, tenha o desejo de colocá-lo em prática.


  • Apreciar a companhia um do outro

Sempre que surgir a oportunidade, diga ao seu cônjuge que o ama e que aprecia bastante sua companhia e os momentos que passam juntos. Quando estiverem caminhando, deem as mãos, pois por incrível que pareça, por mais simples que seja, andar de mãos dadas expressa muita coisa sobre um casal, pois demonstra uma conexão que existe entre os dois que nem sempre é percebido por eles. O consciente age sozinho. Torne isso um hábito e logo estará fazendo isso de forma automática.


  • Desenvolvam interesses em comum

A falta de interesses em comum em um relacionamentos é um dos maiores responsáveis para que a relação se desgaste nos primeiros anos de vida. Logo tudo se torna uma rotina (Leia este artigo sobre como sair da rotina) e a paixão é o primeiro alvo, nesse momento, é provável que o casal se dê conta que um dos motivos é a falta de interesses em comum e que talvez fosse melhor que cada um seguisse seu próprio caminho. Bom, quase sempre a separação nunca é a melhor resposta. Na maioria dos casos com esse problema, apenas algumas mudanças simples em seus hábitos diários poderá surtir efeito proporcionando melhoras para o relacionamento.


Quando o casal partilha de momentos juntos, isso contribui para que aos poucos, os interesses de ambos se tornem unificados. Isso requer paciência e um pouco de maestria para lidar com o problema que certamente não se resolverá de um dia para outro, no entanto, dê o primeiro passo e planeje algumas atividades que ajude com que fiquem mais tempo juntos. Fazer uma lista e discutir com seu cônjuge quais são as melhores opções já é o início para se tornarem unos daí em diante. Mas não pare por aí, pois isso é apenas o começo.


Essa dica não está sugerindo para que o casal faça tudo em conjunto, pelo contrário, ter algumas coisas para fazerem individualmente é bastante saudável para o relacionamento, para que ninguém dependa totalmente de ninguém. Mas não é sábio exagerar na individualidade, pois isso pode trabalhar contra você. Algumas atividades individuais são boas para que você e seu cônjuge tenham tempo e espaço para fazerem suas coisas pessoais, como por exemplo, deixar seu marido sair com os amigos uma vez ou outra para aquele futebolzinho, já o marido, deixar sua esposa dar aquele passeio com suas amigas pelo shopping (e torrar o seu cartão de crédito). Tenha certeza que, no final de tudo, ele ou ela estará te amando muito mais do que antes apenas por dar o espaço que ele/ela precisa.

Dica para os homens: Ajude nas tarefas domésticas sem que ela precise estar sempre te mandando.


  • Confiar e perdoar

Geralmente "alguém" sempre sai perdendo quando um casal tem discussões, e quase sempre, esse alguém é o marido. Existe um ditado que diz que em um relacionamento existem dois lados: um é o lado certo, e o outro é o marido. As mulheres tem um poder de persuasão incrível e quase sempre o marido irá perder, portanto, não perca tempo tentando, pois mesmo que você ganhe, você perderá...se é que me entende.


Mas um casal feliz, sabe que para que seu relacionamento realmente seja feliz, é necessário não perder tempo demais discutindo coisas que não chegarão à lugar algum. Além de não perderem tempo com isso, também não guardam rancor ou passam o dia todo de cara fechada com a outra pessoa. Ao invés disso, colocam uma pedra sobre o assunto e vão desfrutar do que de melhor a vida pode lhe dar, ou seja, um ao outro. E isso significa que ao invés de estarem brigando por bobagens poderão estar gastando melhor seu tempo fazendo várias outras atividades bem mais interessantes que irão contribuir para o bem estar do relacionamento tornando-o mais harmonioso.


O perdão sempre fará parte em uma vida conjugal para que a relação se torne mais perfeita. O casal tem que aprender e compreender que ambos são pessoas imperfeitas e que exigir perfeição do outro é um ato de muita ingenuidade.


  • Abraços e beijos

Quando estão na fase do namoro, geralmente o casal contam as horas para que possam se verem e expressarem seu amor e desejo por meio de muitos abraços e beijos. O problema na maioria dos relacionamentos após alguns anos juntos é que eles deixam esses dois fatores se perderem com o tempo e acabam por superestimar o poder dos beijos e abraços. Em outras palavras, a falta desses dois ingredientes tornará o relacionamento mais chato, monótomo e muito sem graça causando uma parcial ou totalmente falta de interesse de um pelo outro. Portanto, sempre que for oportununo, dê um abraço forte em seu cônjuge seguido por vários beijos e finalizando com a frase mais clichê de todas: Eu te amo!

Essa frase pode ser antiga, mas jamais irá perder o seu poder.


São atos simples mas com grandes poderes de fortalecimento, além de ajudar a elevar o relacionamento para um maior nível de intimidade e fidelidade para o casal.

Voltar para o tempo em que eram namorados é uma ótima forma de trazer de volta a essência daquela época e sentir novamente as mesmas sensações e os momentos de felicidades, porém, agora com mais experiências certamente o sabor que experimentarão será maior e mais perfeito. Apenas tente e compreenderá.


  • Priorize as qualidades e não os defeitos

Uma boa e simples dica para quem gosta de listar os erros dos outros é começar a listar os próprios erros. Pegue um papel e um caneta e comece a listar seus erros, por mais simples que sejam. Não demorará muito e você terá que pegar mais papel. Então da próxima vez que for apontar os erros de outra pessoa, seu cônjuge, por exemplo, lembre-se que você está repleto deles. O fato dos seus erros não serem os mesmos que o da outra pessoa não te faz melhor que ninguém. Portanto, olhe o que a pessoa tem de melhor. Certamente na época que se conheceram, por mais que tenha notado um ou dois defeitos, ainda assim preferiu continuar investindo nela, pois sabia que aquela pessoa possuía muitas outras qualidade que poderia lhe proporcionar muita felicidade.


O tempo muda e é bom que aprendamos a mudar juntamente e adaptar as coisas para que possamos tirar o melhor proveito delas. E aprender a valorizar as qualidades e aceitar os defeitos são bons exemplos de amor. Ninguém é perfeito e quando queremos, acima de tudo e de todos os defeitos, querer ficar com aquela pessoa, isso sim é amar verdadeiramente. Uma pessoa que ama só as qualidades de outra pessoa não conseguirá desenvolver a plenitude do amor verdadeiro e jamais descobrirá o sabor de uma convivência após anos e anos amando a mesma pessoa e superando todos os defeitos.


O objetivo deste artigo não é elaborar os 10 itens disso, ou as 8 melhores dicas para aquilo. O objetivo é mostrar às pessoas que é sim possível desenvolver um relacionamento firme e altamente feliz fazendo coisas simples. O maior investimento requerido é um pouco mais de força de vontade e menos preguiça para colocar em ordem algumas coisas e começar a ser feliz. Muitos terão que desenvolver mais humildade e jogar o orgulho fora ao invés de ficarem reclamando e esperando que a outra pessoa chegue com uma porção mágica que resolverá todos os problemas e então irão viver uma vida igual em contos de fantasias.


Acredite, a realidade é muito mais divertida e saborosa do que os contos fantasiosos. Só depende que cada pessoa comece, um passo por vez, e logo estará desfrutando de uma vida conjugal que muitos pensam que nem existem.


E então, a bela frase a seguir: "Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança...", começará a fazer sentido.

Posts Recentes
Procure pelas Tags
bottom of page